30 anos de Simmme.sr

O SIMMME·SR - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa completa nesta quinta-feira (22) 30 anos. Nesta caminhada, teve um importante trabalho ao lado do empresário na busca de oportunidades, contribuindo na geração de emprego e renda, ajudando a tornar a região um dos pólos metal-mecânico mais importantes do Estado, esta data foi comemorada com um jantar de confraternização entre associados do Sindicato e familiares.

A entidade é fruto da mobilização de um grupo de empresários que fundaram a Associação das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa em 30 de setembro de 1983. A transformação da Associação em Sindicato ocorreu no dia 05 de agosto de 1985, com participação de 83 empresas, distribuídas nos municípios de Santa Rosa, Giruá, Três de Maio, Horizontina, Tucunduva, Tuparendi e Santo Cristo, que, também, aprovaram a Extensão da Base Territorial do Sindicato para estes municípios. E, em 22 de dezembro de 1986 foi assinada a Carta Sindical, pelo Ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto.

Desde sua criação, nove presidentes administraram a entidade de forma voluntária: Vilmar Bento Pedrolo - in memorian (1986-1986), Renato Scalco (1989 - 1990), Luiz Antonio Casagrande (1990 - 1992), Carlos Afonso Casagrande (1992 - 1995), Moacir Antonio Locateli (1995 - 2002), Irálcio Amorim (2002 - 2004), Moacir Maronez (2004 - 2006), Nerison Antonio Pavéglio (2006 - 2008), Paulo César Kurylo (2008 - 2012), Moacir Maronez (2012 - 2014), Paulo César Kurylo (2014 - 2016) e, atualmente, na segunda gestão, Irálcio Amorim.

Irálcio destaca que em 2016 a entidade teve participação, juntamente com outras entidades patronais, em ações importantes para a região, como a busca pelo aeroporto e a apresentação de demandas do setor aos candidatos a prefeito de Santa Rosa. "Para 2017, nosssa expectativa principal gira em torno da aprovação da reforma trabalhista, que tem pontos relevantes como a livre negociação entre empresas e trabalhadores e que acordos coletivos prevaleçam sobre a legislação trabalhista. Acreditamos ainda numa retomada gradativa na produção de máquinas e equipamentos agrícolas na medida em que a política economica vai se ajustando", destaca.

Amorim diz ainda que apesar de toda a crise vivida no país nestes últimos anos o agronegócio vem sendo o setor que mais contribui para que os resultados do país não sejam piores, a produtividade na lavoura e o preço do grão tem sido decisivo neste contexto. "Para a continuidade do crescimento se faz necessário politicas de revisão da carga tributária, juros e renegociação de dívidas federais que foram contraídas para financiar o período da resseção", destaca.

O Sindicato atua ainda na negociação anual das Convenções Coletivas de Trabalho com os Sindicatos de Trabalhadores; missões empresarias em feiras nacionais e internacionais; participação e exposição de Feiras Diversas como: Fenasoja, Mercopar, Expo-direto e Feintech; projetos, convênios, seminários e palestras; e reivindicações e mobilizações em defesa do pólo Metal Mecânico.

Boas festas!

← Página anteriorPágina seguinte →